Saúde Mental

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I).
Rua Chile, n. 144, Bairros das Nações, CEP 89082-157, Indaial/SC.
Telefones: (47)33334431 e (47)33945299

 

 


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) do Município de Indaial/SC, fundado em 2002, é um dispositivo de natureza ambulatorial e comunitário integrante da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) constituída por diversos serviços voltados ao tratamento e à reabilitação psicossocial dos usuários.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), desta forma, é sinteticamente constituída pelos seguintes dispositivos:

 

Dispositivos EssenciaisAtribuições Básicas
Unidades Básicas de SaúdeÉ a porta de entrada da saúde mental para os usuários em sofrimento psíquico ocasionados por transtornos mentais leves e moderados ou pelo uso ocasional de substâncias psicoativas.
Centros de Atenção PsicossocialInstituições ambulatoriais e comunitárias voltadas ao tratamento e a reabilitação psicossocial de usuários em sofrimento psíquico ocasionados por transtornos mentais graves, severos ou persistentes ou pelo abuso de substâncias psicoativas.
Serviços Hospitalares
Serviços Emergenciais
Instituições voltadas ao atendimento de usuários em situações críticas, incluindo surtos psicóticos graves, autoagressões e tentativas de suicídio.
Instituições de Reabilitação
Programas de Reabilitação
Serviços e programas, integrantes ou não do Sistema único de Saúde (SUS), voltados a reinserção social e comunitária dos usuários incluindo associações e iniciativas de geração de renda.

 

Compete ao CAPS I de Indaial a assistência especializada em saúde mental e reabilitação psicossocial dos usuários em sofrimento psíquico severo ou persistente ocasionados por transtornos mentais graves (de humor, da personalidade, do comportamento e delirantes) ou pelo abuso de substanciais psicoativas (álcool e outras drogas).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO (Segunda a Sexta):
07horas e 30min  às 12horas
13horas às 17horas e 30min

INTERVALO DE ALMOÇO:
12horas às 13Horas

 

O usuário pode acessar o serviço procurando-o espontaneamente para obtenção de orientações em saúde ou para tratamento por intermédio de encaminhamento referenciado das Unidades de Saúde, dos Hospitais ou de outros Centros de Atenção Psicossocial integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).


O CAPS I de Indaial oferece os seguintes serviços: a) atendimentos individuais (acolhimentos e escutas, prescrições de medicamentos, psicoterapias e orientações aos usuários e familiares); b) atendimentos coletivos (em grupos e oficinas expressivas, reflexivas e de socialização); atividades comunitárias (objetivando o fortalecimento do protagonismo dos usuários na vida cotidiana); atividades associativas (estimulando a realização de assembleias, integração aos conselhos locais e inserção em entidades associativas) e atividades de reabilitação psicossocial (estimulando a formação de vínculos sociais e familiares, o retorno ao trabalho e a geração de renda).


A equipe multiprofissional do CAPS I de Indaial deve ser composta pelos seguintes saberes: a) médico especialista em saúde mental ou médico psiquiatra; b) psicólogo; c) assistente social; d) enfermeiro; e) terapeuta ocupacional, f) outro profissional de nível superior; g) técnico de enfermagem; h) técnico administrativo; i) outro profissional de nível médio.