Ações preventivas do coronavírus em Indaial

Acessos: 553

Casos da doença

Até o momento, Indaial não possui nenhum caso suspeito ou confirmado da doença na cidade, entretanto o trabalho de prevenção é essencial.

Atendimento nas Unidades de Saúde

A Secretaria de Saúde já organizou as equipes e as medidas que serão feitas para os possíveis atendimentos à comunidade.

A orientação é de que a comunidade não procure o Pronto-Socorro caso haja dúvida de sintomas, pois esse é um ambiente de muita circulação. O Ministério da Saúde estima que 90% dos casos de Coronavírus podem ser atendidos pelas unidades de saúde. Os usuários que apresentarem sintomas como febre, tosse, falta de ar, dor de garganta e coriza devem fazer contato telefônico com a unidade básica de saúde de referência para orientações.

Os atendimentos de rotina para consulta geral (check-up), retorno de exames, testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites estão temporariamente cancelados.

Os atendimentos odontológicos agendados também estão cancelados, já os de urgência odontológica serão mantidos. Os usuários com esses atendimentos agendados não precisam fazer contato telefônico, nem presencial neste momento. Assim que forem retomados os atendimentos normalmente as unidades entrarão em contato.

Educação

Conforme o Decreto Municipal nº 2116/20, ficam suspensas no Município de Indaial, por 15 dias, a partir do dia 19 de março, as aulas nas unidades das redes pública e privada de ensino municipal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior, sem prejuízo do calendário letivo, o qual deverá ser objeto de reposição oportunamente.

No que tange à rede pública municipal de ensino, esse período de suspensão corresponde à antecipação do recesso escolar. Não haverá prejuízo de conteúdo com frequência aos alunos que se ausentarem das aulas a partir de 17 de março. A Parada Pedagógica do dia 18 de março, quarta-feira, prevista em calendário escolar, está mantida sem atendimento às crianças.

A medida poderá ser prorrogada mediante avaliação da situação de saúde pública do município de Indaial. 

Esporte e Cultura

Conforme o Decreto Municipal nº 2116/20, fica suspenso no Município de Indaial, por 15 dias, a partir do dia 19 de março, o calendário de eventos esportivos e culturais organizados pela Fundação Municipal de Esporte e Fundação Indaialense de Cultura, incluindo cursos, aulas ou demais atividades. 

A medida poderá ser prorrogada mediante avaliação da situação de saúde pública do município de Indaial. 

Tendas no HBR e Sais para triagem

Numa parceria com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial foram montadas no dia 17 de março tendas na lateral do Hospital Beatriz Ramos e no Sais (Serviço de Atendimento Integral à Saúde), no bairro Tapajós, para que a triagem dos usuários seja efetuada em espaços externos, evitando uma aglomeração em ambientes fechados, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Indaial

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Indaial, seguindo orientações da Rede Feminina Estadual, comunica que a partir de 17 de março suspenderá seus serviços por um período de 15 dias. Tão logo a situação de saúde melhore será comunicada a data de retorno das atividades.

Transporte coletivo municipal

Opera normalmente conforme itinerário. 

Eventos públicos

Conforme o Decreto Municipal nº 2110/20, eventos públicos de massa e de concentração próxima de pessoas realizados em espaços de domínio público (governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros), acima de 100 pessoas, devem ser cancelados ou adiados.

Eventos privados

Conforme o Decreto Municipal nº 2110/20, no caso de eventos organizados em locais privados recomenda-se a adoção de medidas visando a redução do risco de contágio ou, verificada a impossibilidade, o cancelamento ou adiamento do evento.

Cancelamento de eventos e atividades

- Cancelamento das atividades com grupos de Melhor Idade;
- Cancelamento dos eventos da programação de Aniversário de Indaial;
- Adiado para data indeterminada o 1° Risoto Solidário em Prol do Hospital Beatriz Ramos;
- Cancelamento da festividade de 25 anos da Feira Livre de Indaial;
- Suspensas temporariamente as atividades de grupos de PAIF, PAEFI, famílias acolhedoras e GRGM (Grupo Reflexivo de Gêneros e Masculinidades), além de visitas a Casas Geriátricas pela Secretaria de Desenvolvimento Social;
- Cancelamento da V Ostergarten - Jardim de Páscoa.

Campanha de vacinação contra Influenza

A campanha de vacinação contra a Gripe deste ano foi antecipada em um mês - inicia no dia 23 de março, segunda-feira - por decisão do Ministério da Saúde como medida para proteger a população contra a Influenza e facilitar o diagnóstico do Coronavírus, tendo em vista a semelhança dos sintomas entre as doenças. Cabe lembrar que para o Coronavírus ainda não existe vacina.
 
A partir de 23 de março podem procurar a vacina idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde. A segunda fase, que começa em 16 de abril, será para professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

Na terceira etapa, com início em 9 de maio, devem ser imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.