O exame é o método de rastreamento do câncer do colo do útero, indicado para a população alvo de 25 a 64 anos, após dois exames anuais consecutivos normais o exame poderá ser realizado a cada três anos, (INCA, 2016; 2021). Essas recomendações visam garantir o balanço favorável entre riscos e benefícios do rastreamento. O exame é indolor, simples e rápido, pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a paciente conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica.
Após o período estipulado, deve-se retornar a unidade onde foi realizado o exame para retirar o resultado e receber orientações quanto ao intervalo para nova coleta, ou se será necessário algum tratamento. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado!
Recomendações para Realização:
- A utilização de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais deve ser evitada por 48 horas antes da coleta.
- A realização de exames transvaginais, como a ultrassonografia, também deve ser evitada nas 48 horas anteriores à coleta.
- Para garantir um resultado correto, deve-se evitar ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame.
- Evitar o uso de duchas.
- O exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citopatológico.
O preventivo pode ser realizado na sua unidade de saúde de referência, também disponibilizamos uma agenda especial no período da noite, entre em contato para agendar seu exame.
