Serviço de Atenção Domiciliar – SAD

O Serviço constitui uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, oferecida em domicílio e com garantia de continuidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde. Com foco na assistência humanizada, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) possibilita a desinstitucionalização de pacientes que se encontram internados nos serviços hospitalares, além de evitar hospitalizações desnecessárias de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde. O público alvo são pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e cujo problema de saúde exige maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo.

O SAD de Indaial é composto por uma equipe multiprofissional que conta com Médico, Enfermeiro, Técnicos de Enfermagem e Fisioterapeuta, que é classificada como EMAD I (Equipe  Multiprofissional de Atenção Domiciliar), com trabalho no formato de cuidado horizontal (diarista) em dias úteis e nos finais de semana e feriados (das 07h às 19h), de forma a assegurar a continuidade do cuidado. 

Os encaminhamentos de pacientes ao SAD poderão ser feitos tanto pelas unidades hospitalares quanto pelas unidades básicas de saúde. O encaminhamento pode ser realizado por qualquer profissional de saúde de nível superior da Rede, sendo que toda solicitação será regulada via SISREG (Sistema de Regulação de Saúde).
Para ser admitido no serviço existem critérios de elegibilidade, dentre eles um critério obrigatório é a presença de cuidador/responsável capacitado e maior de idade . O cuidador deverá participar ativamente no cuidado do paciente, seguindo as orientações dos profissionais da equipe, que ensinará  os cuidados com curativos, dieta por sonda ou mobilização e acompanhará o paciente até que esteja bem adaptado em casa ou até que possa ser encaminhado para outro serviço de saúde.

É importante ressaltar que o SAD não realiza remoção ou transporte de pacientes para o hospital, sendo que em casos de urgência ou emergência a família é orientada a entrar em contato com o SAMU 192 ou procurar atendimento de urgência no hospital.