
Sabia que gravidez e atividade física combinam super bem? Manter-se fisicamente ativa ajuda no condicionamento físico e ainda ameniza alguns sintomas típicos da gestação, como o inchaço. Além disso, caminhadas e exercícios leves ajudam a controlar o peso, fortalecer os músculos e melhorar a circulação sanguínea.
Existem alguns receios que permeiam o senso comum, sendo um deles que a prática de atividade física pode colocar em risco a gestação, ou ainda que o pós-parto requer repouso absoluto. Mas o Guia de Atividade Física para a População Brasileira (pág. 38) explica que a prática de atividade física durante a gestação e no período pós-parto é segura e traz diversos benefícios para a saúde da gestante e do bebê, incluindo, por exemplo, a redução dos riscos de desenvolvimento de algumas complicações relacionadas à gravidez, como o diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia (pressão alta durante a gestação), a melhora da capacidade de fazer as atividades do dia a dia e a diminuição da intensidade das dores nas costas.
A Caderneta da Gestante, também do Ministério da Saúde, lembra que as atividades físicas garantem uma sensação de bem-estar nas futuras mamães. Por isso, é importante optar por atividades que sejam leves e prazerosas ao mesmo tempo. Se não houver contraindicações médicas, a atividade física pode e deve ser mantida do início ao fim da gestação.

De acordo com o Guia, as mulheres durante a gravidez e no pós-parto podem praticar atividade física no seu tempo livre fazendo aquilo que gosta. Então vale caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar, fazer ginástica, musculação, hidroginástica ou alongamentos, entre outras. É uma ótima oportunidade, inclusive, para compartilhar esse momento na companhia de alguém. É importante apenas estar atenta a algumas adaptações que passam a ser necessárias conforme a gravidez avança. Outra opção de atividade física são aquelas feitas durante o deslocamento. Vai para o trabalho ou para algum outro local? Aproveite para ir andando ou de bicicleta, por exemplo. Mas procure fazer esses deslocamentos da forma mais segura e agradável possível. E depois que já está no trabalho, opte por subir escadas ao invés do elevador. Esses movimentos do dia a dia já valem como atividade física. Até mesmo nas tarefas domésticas as gestantes e as puérperas podem se tornar mais ativas fisicamente no seu dia a dia.