Grupo de Combate ao Tabagismo

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e, por consequência, a morbimortalidade relacionada ao consumo do tabaco e seus derivados no Brasil. As iniciativas sempre são focadas na prevenção à iniciação do tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens; promoção da cessação do ato de fumar; e proteção da população da exposição à fumaça do tabaco, com foco na redução do dano individual, social e ambiental do tabaco e seus derivados.

O tabagismo é um problema mundial de saúde pública que está relacionado ao surgimento de pelo menos 50 doenças como diabetes, hipertensão, AVC, infarto, doenças respiratórias, câncer, tuberculose, impotência e infertilidade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão no País e é um fator de risco significativo para AVC e ataques cardíacos.
Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são oferecidos tratamentos integrais e gratuitos à pessoas que desejam parar de fumar por meio de medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona, além do acompanhamento médico necessário para cada caso. Em Indaial o GRUPO DE COMBATE AO TABAGISMO foi retomado em 2022, em 2023 foram abertas 3 novas turmas e seguimos abrindo turmas regularmente. Atualmente vários usuários são acompanhados pelo grupo, que conta com avaliação clínica coletiva e individual e se necessário, terapia medicamentosa.

Os encontros acontecem no período noturno, durante a semana, na sala de reuniões do SAIS. Todos os interessados em participar do grupo devem procurar sua unidade de saúde de referência e manifestar seu desejo. O contato para participar do grupo será feito por meio de telefone, por isso é muito importante manter sempre atualizado o seu cadastro.

Você é mais forte que o vício! Conta com a gente pra essa batalha.